Debates sobre a reorganização da EACH

Postado em 24 de março de 2016

Prezados(as) Estudantes, Funcionários(as) e Docentes,

Como vem sendo anunciado nos últimos meses, a Congregação da EACH criou um Grupo de Trabalho (GT) encarregado de organizar um processo de coleta, debate e sistematização de propostas que pretendam reorganizar o funcionamento da nossa Escola. Esse GT conta com dois representantes de cada categoria, mais um coordenador, e tem a exclusiva função de operacionalizar o processo. Tendo recebido propostas até o dia 6 de março, conforme o calendário divulgado desde o início dos trabalhos, o GT agora dá continuidade ao processo, de acordo com as diretrizes traçadas pela Congregação.

O que ocorre agora?
Convidamos toda a comunidade acadêmica para dois dias de debates, em 30 e 31 de março, conforme a programação.

O que será debatido?
As propostas listadas e agrupadas tematicamente pelo GT (ver programação), e propostas conexas, que decorram das discussões.

O que ocorrerá depois dos debates?
Após os debates, no mês de abril, haverá a oportunidade de reformulação das propostas, de maneira a refletir as discussões, críticas e novas construções decorrentes das discussões, antes de submetê-las a uma consulta que fará parte do relatório final a ser encaminhado pelo GT ao colegiado superior da EACH.

Haverá aulas nos dias dos debates?
A Congregação da EACH, com anuência da Comissão de Graduação, recomenda a suspensão das aulas nos dois dias, para que a presença nessas importantes discussões não seja prejudicada.

Mas não foi decidida uma paralisação de estudantes e funcionários no dia 31?
Os membros do GT estão cientes da paralisação de estudantes e funcionários no dia 31, definida em assembleias recentes dessas categorias. Devemos registrar enfaticamente que a manutenção das atividades para as quais já havíamos reservado e anunciado essa data não representa, de modo algum, que estejamos desconsiderando essa decisão superveniente. Chegamos até a avaliar a possibilidade de um adiamento dos debates, mas ela não se mostrou viável.

Como devem proceder os autores de propostas?
Terão 10 minutos para apresentá-las, se desejarem (incluindo recursos audiovisuais), após os quais o público dará início aos questionamentos, críticas e reformulações, em intervenções que serão coordenadas pelos membros do GT. Pedimos aos autores de propostas que, se estiverem impossibilitados de comparecer, entrem em contato com colegas ou com os membros do próprio GT, que poderão apresentar material que lhes seja encaminhado.

Haverá apenas aquelas sessões de debates indicadas na programação?
Estimulamos a comunidade a fazer uso do tempo anterior a cada sessão de debates para organizar outras atividades de discussão, reuniões setoriais, e diferentes formas de troca de ideias. Se estiver ao alcance do GT apoiar ou divulgar essas atividades complementares, não hesitem em contatar-nos.

Atenciosamente,

Érika Elias (funcionária)
Ernandes Silva (funcionário)
Daniel Felipe (estudante)